domingo, 18 de maio de 2014

Algumas Lendas e Mitos do Centro-Oeste brasileiro:






As lendas da região Centro-Oeste são: A Mãe do Ouro,Onça da Mão Torta, A Criação do Mundo, Como Nasceram as Estrelas, Lendas da Mandioca e Lendas do Milho. E também existem as lendas da Dama de Branco, Arranca-Língua, Cavalo-sem-Cabeça, Gu-ê-Crig, Visão e Kilaino que estão entre os Entes Fantásticos da região Centro-Oeste.

A Mãe do Ouro - pode apresentar-se como passarinho, lagarto ou mulher formosa de longos cabelos e vive em lugares montanhosos. Nas noites claras ela aparece como uma bola de fogo com uma cauda longa e brilhante. Diz a lenda que um velho escravo, cansado de trabalhar no rio Cuiabá, durante sete dias não conseguiu encontrar um grão de ouro. Seu patrão castigava-o e exigia sempre o fruto do seu trabalho. Numa tarde, apareceu a linda mulher, que o ajudou, pedindo-lhe em troca muitas fitas e flores. Salvou o escravo da fúria do patrão, deu-lhe alegrias por ter encontrado ouro e vingou-se da crueldade do ambicioso dono. Essa mulher era a Mãe-do-ouro, que fazia brotar tesouros naquelas terras.
Onça da Mão Torta - a lenda diz que um velho vaqueiro foi durante sua vida mau ao extremo, depois de morto transformou-se na onça com uma das mãos torta, assim como se tivesse recebido um castigo para as perversidades que praticou durante toda a sua existência. Dessa forma, como a fera é, na verdade, um espírito, ela não pode ser morta, daí o grande medo que inspira aos moradores da região por onde vagueia costumeiramente.

A Criação do Mundo - lenda carajá afirma que eles se originaram do Furo das Pedras. Um local debaixo d’água, perto do rio Macaúba. Seus parentes, os javaé e os xambivá, teriam a mesma origem. Os índios carajás afirmam que os animais se transformam em homens e vice-versa. Acreditam que os astros são povoados por seres humanos, que descem à terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário